Entre na História de Fafe colabore com as suas memórias para jesusmartinho@gmail.com

PRAÇA DAS COMUNIDADES (CAMPO DA FEIRA)




Ver PRAÇA DA COMUNIDADES num mapa maior

MERCADO E FEIRA DE FAFE

«A Câmara, em reunião realizada em 26 de Maio último, deliberou aprovar, pelo preço global de 2.360 contos, o estudo das funções comerciais do Mercado e Feira de Fafe e respectivo projecto a elaborar pela Empresa Geral de Fomento, no intento do lançamento deste grandioso empreendimento no ano de 1982. A empresa propõe-se elaborar todo o projecto para a construção do Mercado Municipal incluindo a articulação com o espaço reservado à Feira, conforme se prevê no Plano de Pormenor da Zona Sul da Vila. As directrizes apontadas na sua proposta para a factura do respectivo projecto são bastantes para justificarem a qualidade do trabalho, antevendo-se ainda o dimensionamento da obra dentro de um esquema estrutural que permita alterações futuras em relação à sua organização inicial e ampliações realizáveis sem obrigar à paralisação da actividade que lhe é própria.»

Transcrição do "Boletim Municipal" nº 1, Dezembro de 1981







Vídeo do primeiro dia de Feira Semanal


O LAVADOURO



Outrora existiam na “vila” de Fafe vários tanques públicos que, aos poucos, foram desaparecendo. Os lavadouros são património representativo de uma época, anterior ao fornecimento de água canalizada para habitações em que as práticas comunitárias eram mais frequentes. O simbólico lavadouro da Praça das Comunidades é dos poucos ainda existentes na cidade.





Foi desactivado no dia 30 de Dezembro de 2011. Até ao último dia cumpriu a sua função: servir algumas “lavadeiras da Rua de Baixo”.
Não conhecemos com exactidão a idade do lavadouro da Praça das Comunidades; é da Idade Moderna, provavelmente construído em meados do século XX. Anteriormente existia, perto do local, uma poça que ao longo de muitas décadas serviu também como lavadouro.



Os lavadouros e fontes públicas testemunham o tempo em que não existia água canalizada para as habitações, o líquido precioso era carregado à cabeça das mulheres em cântaros de barro ou de “latão”.
No inicio de 2012 o Município mandou transladar os tanques do lavadouro para um local próximo da sua implantação original.



Durante décadas o lavadouro das Comunidades sentiu o bater da roupa e o deslizar do sabão, azul ou rosa, nas suas pedras curvadas para o tanque, escorrendo muito suor operário. Agora é uma memória de um tempo que não deixará saudades, sobretudo para as mulheres que ali passaram uma boa parte da sua vida a lavar roupa alheia em troca das moedas da sobrevivência. 













Segundo o já aprovado Plano e Orçamento do Município de Fafe para 2013, será, proximamente, realizada a tão necessária requalificação da Praça das Comunidades (recinto da Feira Semanal)


Foto de 9/6/2011

Foto de 25/11/2012

Foto de 25/11/2012

Foto de 25/11/2012

Foto de 25/11/2012

Foto de 25/11/2012

Foto de 25/11/2012

Foto de 25/11/2012







Sem comentários:

Enviar um comentário